A Secretaria de Saúde de Guanambi confirmou um caso de raiva bovina na zona rural do distrito de Ceraíma, após a morte de nove bovinos em uma propriedade local. As amostras dos animais foram coletadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no dia 19 de dezembro e o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central (Lacen) no dia 27.
Segundo informações do site Achei Sudoeste, parceiro do Acorda Cidade, em resposta à situação, medidas imediatas foram tomadas para proteger os moradores e os animais da propriedade afetada. Todos receberam a vacina antirrábica como precaução. Além disso, equipes das secretarias de Saúde, Agricultura e Adab visitaram propriedades vizinhas para orientar os criadores sobre as práticas de prevenção, enfatizando a importância da vacinação regular do rebanho.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Como parte dos esforços preventivos, técnicos estão realizando monitoramentos em busca de possíveis focos de morcegos hematófagos, que são os principais transmissores do vírus da raiva. Esta ação visa evitar novos casos da doença na região.
A Vigilância Epidemiológica reforça a importância de que os criadores comuniquem imediatamente qualquer suspeita de raiva bovina aos órgãos competentes, garantindo assim uma resposta rápida e eficaz para prevenir a disseminação do vírus.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram