O ano novo está chegando e, com ele, aquela energia de renovação e vontade de fazer as coisas diferentes e melhores do que no ano que passou. É o momento de pensar nos objetivos para os próximos meses, mas, para muitas pessoas, as metas de ano novo podem acabar ficando pelo caminho.
Pensando nisso, o Acorda Cidade conversou com a psicóloga Amanda Brito, que compartilhou dicas valiosas para traçar metas de forma organizada e com mais chances de sucesso.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Planejar metas para o Ano Novo pode ser um exercício poderoso de autoconhecimento e realização, mas, como reforça a psicóloga, é preciso ter equilíbrio, flexibilidade e paciência. Afinal, o caminho importa tanto quanto o destino final.
Por que as metas de Ano Novo falham?
Segundo Amanda Brito, um dos erros mais comuns ao planejar metas é a falta de flexibilidade para aceitar o que está por vir.
“É muito importante que a gente compreenda a importância de ter flexibilidade, porque as coisas podem sair diferentes daquilo que planejamos. Então, é importante ter isso em mente para que a gente possa diminuir um pouco o sentimento de frustração, caso alguma coisa acabe dando errado ou seja diferente do planejado”, afirma a psicóloga.
Prefira trabalhar com metas qualitativas em vez de quantitativas, isso traz mais significado ao processo, independentemente do resultado final.
“Em vez de dizer ‘vou perder 10 quilos no próximo ano’, pense: ‘vou cuidar melhor da minha saúde alimentar’. Acho que quando a gente foca mais na qualidade do que na quantidade, a gente consegue fazer um trabalho mais significativo independente dos resultados”, explica.
Como se manter motivado?
Para manter a motivação ao longo do ano, Amanda sugere focar nas pequenas conquistas. Como diz a música, tente “acordar com o pé direito e agradeça por cada feito”.
Segundo a psicóloga, quando as pessoas pensam em metas, geralmente se fixam ao resultado final, mas toda pequena etapa é um processo em direção ao objetivo. Reconhecer esses ganhos ajuda a manter o entusiasmo e a clareza sobre o que realmente faz sentido para você.
Outro ponto importante é a autenticidade das suas metas. O que de fato você deseja? O quanto você quer conquistar isso? Será que isso que eu quero é algo que realmente faz sentido para a minha vida ou é algo que ouvi alguém dizer que seria bom para mim?
“Tente estabelecer coisas que tenham a ver com você e com o seu desejo”.
E quando os imprevistos surgem?
Imprevistos fazem parte da vida, assim como a frustração das barreiras que a vida põe no caminho, para umas pessoas mais do que as outras e é preciso se ligar quanto a isso também. A largada não é igual para todas as pessoas, assim como os desafios do caminho.
“Frustração é uma coisa que a gente precisa sentir. É um sentimento humano, ele faz parte da vida, todos nós vamos nos frustrar. Acho que é importante acolher, porque a gente fica triste quando alguma coisa sai diferente do planejado ou do idealizado, mas é importante também não desistir. Compreender que a vida nos dá outras oportunidades”.
Acolha os seus fracassos
Amanda também recomenda que caso o imprevisto seja muito grande, desastroso e que interfira significativamente na sua rotina, a ponto de causar algum tipo de adoecimento ou incômodo que pode te paralisar, é importante buscar ajuda profissional, de um psicólogo ou de um terapeuta. Lembre-se de sempre lutar por você e pela vida, o resto que você alcançar vai ser um lucro e tanto.
“Nós não estamos disponíveis somente em casos onde as pessoas já estão adoecidas. Então eu acho que o principal fator é a questão do autoconhecimento. A psicoterapia nos oportuniza a conhecer quem nós somos, os nossos desejos, o que faz sentido para nós, e isso tudo vai interferir diretamente nas metas, para que a gente possa estabelecê-las com maior clareza, dentro também das nossas possibilidades, compreendendo que é preciso respeitar alguns limites nesse processo”, alertou a psicóloga.
Cuide-se, se abrace, se acolha nos processos de felicidade, ainda mais quando tudo estiver fugindo do seu controle. Pratique a autocompaixão como indica a psicóloga.
“Entender que nós somos imperfeitos, que vamos ter falhas, ter compaixão e generosidade quando esse tipo de coisa acontecer e sobretudo quando for da sua responsabilidade no fato de não ter dado certo é muito importante e vai ajudar muito no processo”.
Planejamento prático para o sucesso (do que você almeja)
Vale lembrar que, todo mundo tem um sonho e que por muitas vezes podem ser iguais, como adquirir uma casa própria ou ter um bom emprego, mas nesta renovação de ano, pense que para alcançar o sucesso que você almeja, comece criando um plano prático, dividido por etapas e tenha paciência no caminho.
A meta principal é o objetivo macro. Dentro disso, estabeleça pequenas metas diárias, semanais ou mensais. Essa prática traz a sensação de que vai está constantemente caminhando na direção do que se deseja.
“Aí vem a constância, a disciplina muitas vezes vão estar implicadas e vão ser fatores essenciais também”.
Dicas para começar 2025 com o pé direito
Amanda Brito ainda sugere algumas dicas práticas e acessíveis que podem transformar a sua percepção para vencer as suas metas sem tanta dor de cabeça e claro, evitando frustrações desnecessárias:
- Pratique a gratidão: reconheça e valorize as conquistas que já alcançou. Isso cria uma base positiva para novos objetivos.
- Escreva suas metas: organize-as em um caderno ou planner, dando clareza ao que você deseja.
- Revisite e ajuste: ao longo do ano, reveja suas metas e adapte-as à sua realidade.
Lembre-se, não se caminha para cima, se caminha em direção ao alvo!
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram