O Festival Virada Salvador, que ocorre de 27 a 31 de dezembro na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio, promete atrair uma multidão para celebrar a chegada de 2025. Com isso, a previsão do tempo será um fator importante para o público e para as medidas de segurança adotadas durante o evento.
De acordo com a previsão meteorológica, entre sexta-feira (27) e sábado (28), o céu deverá ficar claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas ao longo do dia. Já no domingo (29) e na segunda-feira (30), o tempo continuará parcialmente nublado, com chuvas fracas a qualquer momento. Na terça-feira (31) e quarta-feira (1º), o céu seguirá claro a parcialmente nublado, também com previsão de chuvas fracas.
Embora não haja previsão de ondas de calor para Salvador, a massa de ar quente predominante na cidade pode gerar uma sensação térmica elevada e abafada. Em razão disso, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) estará atenta ao cumprimento do Plano de Contingência para Altas Temperaturas, que pode ser acionado caso a temperatura atinja 36°C. O plano inclui ações como a instalação de ilhas de hidratação, distribuição de água, protetor solar e o uso de aspersores com jatos de água.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explica que “os protocolos foram criados no ano passado de modo a serem adotados quando a sensação térmica estiver acima do normal”. Ele ressaltou ainda que, embora não haja previsão de ondas de calor, a cidade pode registrar uma sensação de temperatura mais elevada e abafada, mesmo dentro da margem de segurança meteorológica.
Vale destacar que a Codesal recomenda que os foliões fiquem atentos à previsão do tempo e ao acompanhamento diário de informações sobre o clima, uma vez que podem ocorrer alterações.