A magia do Natal vai além das luzes, dos presentes e da ceia em família para quem segue o catolicismo e tantas outras religiões que depositam sua fé no Deus menino. É um momento de reflexão profunda sobre o mistério da encarnação de Jesus Cristo, que veio ao mundo para trazer luz e esperança para a humanidade.
Essa foi a mensagem que o padre Aristóteles Silva, pároco da Paróquia São José Operário, do bairro Campo Limpo, em Feira de Santana, trouxe neste período natalino para o Acorda Cidade.
“O grande significado do Natal é exatamente celebrar o mistério da encarnação: o verbo se fez carne e habitou entre nós”, explicou o padre, citando o Evangelho de São João.
Para ele, o Natal é um convite à alegria genuína que nasce do encontro com Deus e com os outros. “É a alegria de nos encontrarmos com Deus, a alegria de nos encontrarmos também como irmãos e, assim, vivermos essa fraternidade, essa paz que vem do próprio Deus”.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo o padre Aristóteles, embora a data de 25 de dezembro não esteja registrada na Bíblia, foi escolhida pela Igreja para celebrar a importância do nascimento de Cristo. “O que celebramos mesmo é o mistério da encarnação que se concretiza em Belém através do nascimento de Jesus Cristo”, afirmou o sacerdote.
Jesus, o verdadeiro presente
Em meio ao forte apelo capitalista que marca essa época do ano, o Natal também se torna um período de intensa movimentação econômica e geração de renda para muitas famílias. No entanto, padre Aristóteles lembra que o verdadeiro sentido dessa data vai muito além do consumismo. É também o momento de preencher a vida das pessoas e reencontrar-se com o sentido da vida.
“O que mais falta na vida das pessoas é Deus. Nós buscamos a Deus e o encontramos na pessoa de Jesus Cristo. O apelo comercial que às vezes até todos nós nos envolvemos nesse apelo, todos gostamos de receber presentes e é até bom quando a gente dá presente também, mas não devemos esquecer que o grande presente é aquele que o próprio Deus nos dá, porque Jesus Cristo é o Filho de Deus oferecido como dom para toda a humanidade”, refletiu ao Acorda Cidade.
Para ele, os bens materiais são importantes, mas não substituem a presença de Deus na vida das pessoas. A paz de espírito que tanto se procura em um mundo cada vez mais individualista.
“Infelizmente nós constatamos uma busca desenfreada pelos bens materiais, mas nós fazemos questão de dizer que o bem maior é esse que vem de Deus, é ele que de fato preenche e dá sentido à vida da gente”.
Luz para o mundo
Em meio a um mundo atravessado por desigualdades, racismo, violências, crises climáticas, guerras e tantos outros desafios, o padre Aristóteles comparou Jesus ao Sol que ilumina a humanidade, trazendo esperança, propósito e direção para aqueles que confiam e acreditam no poder de Deus.
“A mensagem do Evangelho nos apresenta Jesus como o sol que brilha para iluminar toda a humanidade. Quando nós nos deixamos irradiar por este sol, de fato, somos iluminados, encontrando um grande sentido para a própria vida”.
Mensagem do Evangelho
A missa, celebrada pelo sacerdote, no Santuário Senhor dos Passos na manhã da véspera de Natal (24), contou com grande participação dos fiéis, que buscaram na igreja um momento de conexão espiritual e renovação de fé.
“A mensagem do Evangelho nos apresenta Jesus como o sol que brilha para iluminar toda a humanidade. Quando nos deixamos irradiar por este sol, que é o Cristo, de fato nós somos iluminados encontrando um grande sentido para a própria vida”, destacou o sacerdote.
Padre Aristóteles ainda deixou uma mensagem de esperança para que as pessoas se encontrem com Deus neste Natal, com seus irmãos e viva a verdadeira fraternidade, com muita alegria, partilhando sempre as bênçãos do Senhor. Esse é o momento de abrir o coração ao verdadeiro espírito natalino levando amor, paz e comunhão para a vida.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram