Associação cobra da prefeitura pagamento de verba extra aos agentes comunitários de saúde e de endemias

associação agentes comunitários de saúde
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Associação de Apoio e Amparo Psicológico, Social e Cultural dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana estão cobrando da prefeitura o pagamento do Incentivo Financeiro Anual, que segundo, Silvia Masceno de Jesus, que é presidente da associação, deve ser pago a categoria.

“Esse dinheiro vem para pagamento dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. É uma parcela extra que vem do Ministério da Saúde para incentivar o planejamento das ações dos problemas identificados na área, afinal somos nós que fazemos a saúde preventiva da atenção primária”, afirmou.

Segundo Silvia, todo ano esse dinheiro vem do Ministério da Saúde e existe uma lei municipal que garante o pagamento aos agentes.

“Esperamos que esse dinheiro seja repassado. Antes os prefeitos alegavam que não tinha uma lei municipal, mas agora tem essa lei e acredito que não há motivo para o prefeito se opor a pagar”, declarou.

De acordo com a presidente da associação, o piso do agente atualmente é R$ 2.800 e cada agente tem direito a esse valor.

“O Ministério entende que a gente precisa desse incentivo para que a gente esteja realizando essas ações, então ele manda 13 parcelas ao longo do ano para serem pagas a essas duas categorias. Uma dessas parcelas é extra, é um incentivo porque alguns municípios utilizam essa parcela extra para pagar décimo terceiro, mas isso é da competência do contratante e o contratante é o município de Feira de Santana”, disse.

A produção do Acorda Cidade entrou em contato com a prefeitura de Feira de Santana solicitando uma resposta sobre essa reclamação e aguarda retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top