O projeto FSA Invisível é uma iniciativa voluntária que tem como missão dar visibilidade e oferecer assistência à população em situação de rua de Feira de Santana.
Através de ações solidárias e de acolhimento, os voluntários têm contribuído para transformar vidas, promovendo dignidade e esperança.
Neste mês de dezembro, marcado pelo espírito natalino, o projeto prepara ações especiais para essa população, incluindo um café da manhã solidário.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O voluntário Rafael de Jesus dos Santos Nery informou ao Acorda Cidade que o projeto surgiu no ano de 2021, durante o período da pandemia.
“A ideia veio da nossa presidente, a Júlia, que idealizou o grupo, iniciando com 4 a 5 pessoas. Foi perceptível o aumento das pessoas em situação de rua durante essa época da pandemia, e era uma época em que as pessoas estavam muito preocupadas com a questão da saúde”.
Atualmente, a instituição está com três anos e meio de atuação, seguindo um princípio básico, que é comida, escuta e dignidade.
“É nisso que a gente se baseia, é isso que a gente leva semanalmente para as pessoas em situação de rua. O alimento é a porta aberta para qualquer diálogo, aí entra a segunda parte, que é a escuta, e, consequentemente, a dignidade, porque comer bem e ser ouvido faz parte da dignidade, entre outros critérios que a gente usa para abranger a dignidade dos nossos assistidos”, afirmou Rafael.
A voluntária Laiane Almeida Xavier destacou como é a atuação da instituição em Feira de Santana. Segundo ela, as ações são semanais, aos domingos.
“A gente leva café, chocolate quente, cachorro-quente e também o apoio com escuta. Nosso objetivo é a criação de vínculos semanalmente. Também realizamos ações pontuais, que são ações temáticas, como por exemplo, nesse período do ano que a gente realiza o Natal com a rua. Também fazemos o São João com a rua e o Inverno Invisível”.
Laiane afirmou que as ações temáticas têm o objetivo de garantir a parte afetiva, já que muitas vezes a população em situação de rua tem o vínculo familiar rompido. “Então, a gente leva justamente essa lembrança afetiva de uma ceia de Natal, de um São João, de uma época junina.”
Atualmente, o FSA Invisível conta com um grupo de 141 voluntários, porém nem todos atuam diretamente nas ações que são realizadas semanalmente, conforme explicou Rafael.
“Temos a diretoria e a coordenação, que estão à frente das problemáticas do grupo, mas nem todos os 141 são pessoas ativas e participativas durante as ações semanais. A gente tem aí uma média de 40 a 60 pessoas que estão ativas fazendo acontecer as ações presencialmente, mas os outros colaboram e são ativos em outras camadas. As divisões das ações semanais são feitas de acordo com a disponibilidade voluntária”.
Rafael ainda explicou como é a participação dos voluntários nas ações. “Tem a preparação, que é vir para a sede, separar a quantidade de bebida, fazer o café, o chocolate quente, preparar o cachorro-quente ou o cardápio semanal. E existe a atuação na própria ação, que é a entrega, a escuta e as funções que a gente tem ali, como, por exemplo, entrega de absorventes, além de algumas demandas que surgem na hora. Nós temos também uma comissão interna de saúde, formada por enfermeiros ou estudantes da área de saúde. Quando são ações maiores, a gente tem mais funções. Nós temos equipe de mídia, que fotografa alguns momentos da ação, mantendo e preservando sempre a dignidade também nas imagens, entre outras funções”.
Entre as ações marcantes e histórias transformadoras que o FSA Invisível já protagonizou, a voluntária Laiane destaca uma ação que foi realizada pelo grupo durante o mês de novembro, assegurando os direitos da população em situação de rua.
“Nessa ação, o cuidado com o assistido é integral e de maneira equitativa. A gente levou médicos, enfermeiros, barbeiros, tivemos banho, tivemos um estande de garantia de direitos, com acesso à documentação, tivemos também um buffet aberto, de café da manhã de hotel. Essa ação foi muito marcante para a gente nesse ano”, afirmou.
Ela também lembra que as ações consideradas menores também têm grande valor. “Como a gente valoriza bastante a escuta durante a ação, essas ações pequenas, com poucos voluntários, possibilitam a gente criar um vínculo maior com os assistidos, então a gente pode observar e pode absorver muitas histórias durante essas ações”, frisou.
Quem deseja colaborar com o FSA Invisível, seja como voluntário ou com doações, pode acessar o Instagram @fsa.invisivel. Para quem quiser fazer doações financeiras, a chave pix é 581765711000161 ou [email protected].
Ver essa foto no Instagram
“Quem quiser fazer doações diretas, por exemplo, de alimentos que nós usamos nas ações, pode entrar em contato através do direct do Instagram. Quem quiser fazer doação de roupa ou de algum outro item, também pode falar com a gente por lá, que a gente organiza e faz a retirada”, afirmou Laiane.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram