Governador destaca avanços e projetos para Feira de Santana durante visita ao novo Centro de Convenções

Centro de Convenções
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Durante sua passagem por Feira de Santana, nesta segunda-feira (16), para uma visita técnica às instalações do novo Centro de Convenções, o governador Jerônimo Rodrigues aproveitou a oportunidade para abordar questões fundamentais para o município. Entre os temas discutidos, o governador destacou avanços em infraestrutura, Segurança Pública, planejamento urbano e desenvolvimento econômico e social.

Obras e Infraestrutura

O governador destacou o avanço das obras do Anel de Contorno de Feira de Santana, divididas em três etapas, sendo que duas já estão concluídas. A terceira fase, que abrange o trecho da BR-324 no Complexo de Viadutos do bairro Cidade Nova até o viaduto da Cajueiro, foi prometida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para início das obras até o primeiro trimestre do próximo ano.

“Feira de Santana merece”, afirmou o governador, que também destacou como prioridade a duplicação da BR-101 e a conexão com Serrinha. Ele anunciou ainda, que em breve, retornará à cidade para inaugurar a pavimentação do Centro Industrial de Feira de Santana.

“O outro foi a conectividade, a duplicação até Sergipe que continuará sendo retomada. Saímos um pouco aqui, já pegamos a 101 e essa vai ser duplicada. Esse trecho daqui seguindo para Serrinha também. Então, a outra frente é a que eu estou aguardando. Porque a 101 também está no plano de duplicação. E tem a ver com a gente aqui de Feira. Mas é preciso que a gente possa ver quais são os trechos mais graves e os piores trechos estão em Itamaraju e Eunápolis. Nós estamos entendendo isso. Então, essa obra é importante. O trecho que liga São Gonçalo eu também devo voltar já já”, destacou.

O governador também mencionou a revitalização do estádio municipal, da rodoviária e do Centro de Abastecimento, além do fortalecimento de escolas, unidades de saúde e espaços de lazer. Ele destacou a importância de contar com a participação do prefeito eleito, José Ronaldo, para desenvolver esses projetos ao longo dos próximos anos.

Governador Jerônimo Rodrigues
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Outro ponto levantado foi a necessidade de um plano diretor que integre áreas habitacionais aos serviços públicos essenciais.

“Quem sobrevoa Feira, vê a quantidade de conjuntos habitacionais Minha casa, Minha vida. Eu tenho que dar uma parada para pensar como é que a gente vai desenvolver um plano, porque essas habitações vão exigir escolas, unidade básica de saúde, UPA, espaço de lazer. Então, quem é gestor municipal precisa fazer um plano diretor”, declarou.

Aeroporto de Feira de Santana

Questionado sobre o Aeroporto de Feira de Santana, Jerônimo afirmou que o maior desafio não é estrutural, mas sim relacionado à viabilidade de voos. “Para mim o desafio maior não é de obra. Nós temos um terminal de bom tamanho, se precisar, mais adiante, tem como crescer, a pista da mesma forma. A cerca de proteção, nós estávamos no impasse sobre desapropriação, que foi resolvido, então, o desafio maior é o tema de voos”, explicou.

Aeroporto de Feira de Santana
Aeroporto de Feira de Santana – Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

O governador também mencionou que está em contato com empresários para avaliar possibilidades de integração do aeroporto com voos regionais, como os que conectem Feira de Santana a Recife.

“O que é que passa por aqui e que não precise ir a Salvador, que possa sair daqui de transporte de cargas, por exemplo. O que é que vem de cargas para o interior, que não precise parar no Aeroporto de Salvador? É um estudo, a encomenda está feita, a gente vê o que é que a gente faz”, esclareceu.

Segurança Pública

Jerônimo Rodrigues também abordou os altos índices de violência registrados em Feira de Santana. O governador destacou as ações do governo para combater o crime organizado e a disputa entre facções.

“A gente continuou fazendo operações esse final de semana, inclusive, vamos continuar fazendo. Essas últimas mortes têm direcionamento muito claro do crime organizado, a disputa de facção. Tenho feito tudo dentro de presídio, inclusive as operações internas, com inteligência. E eu tenho certeza, a gente vai superar”.

Ele também anunciou que novos equipamentos de segurança serão entregues em breve na região e, caso os índices de violência fujam da normalidade, novas operações serão intensificadas.

Crime no Parque Getúlio Vargas
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Turismo Regional

Sobre o potencial turístico de Feira de Santana, Jerônimo destacou projetos voltados para a exploração do Rio Jacuípe e a promoção de atividades esportivas, gastronômicas e de lazer.

Ele pontuou a importância de ouvir o setor empresarial e turístico para estruturar essas iniciativas e reforçou seu compromisso em transformar Feira de Santana em um polo de desenvolvimento.

Ação ambiental retira resíduos poluentes das margens do Rio Jacuípe 
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“O lago, por exemplo, ele precisa ser desenhado para que tipo de exploração, se ele é para banho, se ele é para restaurante, se ele é para disputas esportivas. Então, a gente não tem isso claro. Já acompanhei dois ou três eventos no lago com muita gente participando, de fora, inclusive. Mas eu me comprometi aqui com vocês que talvez em janeiro a gente possa fazer, ou em fevereiro, uma agenda com empresários, com o setor turístico, com o setor de eventos, para a gente poder desenhar quais são as atividades que a gente tem que fazer, quais são os investimentos que precisam ser feitos. O que vier do desenho de planejamento, eu me comprometerei com o que cabe a mim”, frisou.

Assembleia Legislativa

Ainda em entrevista coletiva, ao ser questionado sobre a PEC Pablo Roberto, Jerônimo negou interferência no processo e reiterou seu foco nos projetos prioritários para o estado, como o orçamento para 2025.

A PEC é uma Proposta de Emenda à Constituição da Bahia que visa permitir que deputados estaduais se licenciem de seus mandatos para assumir cargos de secretário em municípios do interior do estado. Atualmente, a Constituição baiana permite essa licença apenas para secretarias municipais em Salvador.

“Não fico ciscando para trás, olho para frente. Desejo boa sorte a ele como vice-prefeito”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: “Me sinto muito orgulhoso disso”, diz Jerônimo Rodrigues após fazer visita técnica em Centro de Convenções de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top