O Parque Municipal Erivaldo Cerqueira, também conhecido como Parque da Lagoa, fica situado no bairro Baraúnas e faz parte das opções de lazer da cidade de Feira de Santana.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O ambiente é familiar com uma ampla área verde para atividades ao ar livre recebendo pessoas de toda faixa etária, incluindo crianças que vão explorar o local e se divertir.
No entanto, a situação em que o parque se encontra atualmente, tem gerado preocupação para os frequentadores que relataram à produção do programa Acorda Cidade que o espaço está descuidado com falta de manutenção e com a presença roedores.
Presença de roedores
Jamyla Vilas Boas tinha o costume de frequentar o Parque da Lagoa com o seu filho David Rios, de apenas 4 anos, e contou que sempre recomendou o passeio para outras pessoas. Entretanto, por conta da última situação vivenciada no local com seu filho e entre amigos ela passou a evitar o parque.
“Fizemos um piquenique semana passada com os colegas do meu filho e tinham muitos ratos transitando entre as crianças e elas ficaram muito assustadas e as mães também. Mães que não conheciam o lugar e me disseram que nunca mais iam voltar. Nossas crianças estão correndo o risco, porque estão sempre de mãos na areia, descalços, então gostaria de saber se há possibilidade de tomar a providência o quanto antes, porque estão de férias, e é um lugar que a gente gosta muito de frequentar, de levar as crianças”, afirmou Jamyla.
Ao Acorda Cidade, o pequeno Davi Rios Vilas Boas, também relembrou a situação.
“Meus colegas viram um rato e saíram correndo com medo. Vamos salvar esse parque para as nossas crianças não ficarem com leptospirose. Bora falar com a prefeitura para ver se resolve isso”, disse Davi dando ênfase na necessidade de ajuda no local.
A produção do programa Acorda Cidade entrou em contato coma a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) que se pronunciou por meio de uma nota:
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) informa que, em relação às denúncias sobre a presença de roedores no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, a principal causa identificada é o descarte irregular de lixo misto nas laterais e margens da lagoa. Esse tipo de descarte tem atraído roedores devido à disponibilidade de resíduos que servem como alimento para esses animais, representando um risco à saúde pública.
A Sesp realiza limpezas rotineiras na área, mas ressalta que o descarte irregular persiste, mesmo com os esforços da Prefeitura. Para combater esse problema, o local será incluído nos 41 pontos de descarte irregular que passarão a ser monitorados por câmeras de segurança 360°, em breve, como parte de uma ação preventiva para coibir práticas inadequadas e preservar os espaços públicos.
A Secretaria reforça o apelo à população para que colabore com a manutenção da limpeza e a preservação do parque, utilizando os locais apropriados para o descarte de lixo.
Reportagem escrita pela estagiária Rafaela Paim sob supervisão da jornalista e produtora do programa Acorda Cidade Iasmim Santos
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram