O 9º Encontro Estadual de Mulheres Rurais da Bahia começou na terça-feira (10), reunindo cerca de 250 mulheres dos 27 Territórios de Identidade do Estado. Com o tema “Saúde das Mulheres Rurais para o Bem Viver”, o evento promove debates sobre as vivências, desafios e conquistas das mulheres do campo. Ele segue até a próxima quinta-feira, 12 de dezembro, e integra a programação da 15ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Grupo de Trabalho de Mulheres, em parceria Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Na oportunidade, propostas estão sendo debatidas pelas mulheres rurais junto a representantes de diversos órgãos federais e estaduais.
“Na SDR, estamos comprometidos em colocar as mulheres rurais no centro das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Por meio de iniciativas como o Edital de Dinamização Produtiva de Empreendimentos Solidários Liderados por Mulheres, lançado este ano, em parceria com a SPM [Secretaria de Política para as Mulheres] e a Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade Racial], ou, ainda, Fomento Rural, que oferecerá acompanhamento social e produtivo às famílias rurais, estamos fortalecendo a autonomia feminina e ampliando as oportunidades para elas”, afirmou o titular da SDR, Osni Cardoso.
“Como secretária de Política para as Mulheres, quero dizer da alegria de estar aqui, neste espaço, representado por mulheres dos 27 territórios. Eu acredito que a nossa luta pela emancipação das mulheres, pela redução das desigualdades, passa pela garantia das políticas públicas. Por isso, esse encontro é muito importante para a gente olhar para a caminhada, ouvir a experiência das companheiras e dessa forma alinhar nosso caminho, reafirmar o nosso compromisso para que a gente garanta às mulheres vida digna”, celebrou Neusa Cadore, secretária da SPM.
Além de oferecer um espaço de formação e troca de saberes, o encontro proporciona momentos de reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados no campo. “Se a gente está falando em saúde, está falando em bem viver, a gente precisa falar das políticas públicas para nós, mulheres, que estamos no campo. A gente precisa ter terra, equipamento, para produzir alimento de qualidade. As mulheres que estão nos campos, nas águas e nas florestas, estão aqui para reafirmar tudo isso”, disse Claudinha de Jesus, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
9º Encontro de Mulheres Rurais da Bahia
Com oficinas temáticas, prática integrativas, distribuição de materiais e realização de procedimentos, como aferição de pressão e de glicemia que são ofertadas atualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o evento segue no Real Classic Bahia Hotel com programação vasta. Na culminância, uma carta de intenções é apresentada ao Governo do Estado com as principais demandas das mulheres rurais.
“Um dos momentos mais importantes desse evento é a plenária para a elaboração da carta. É nesse momento que as mulheres apresentam as demandas de todos os territórios de identidade do Estado e essas demandas serão utilizadas para a construção de políticas públicas para o ano de 2025”, explicou Lara Sena, membro do Grupo de Trabalho de Mulheres da SDR.