Na próxima terça-feira (8), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizará a solenidade de abertura da 8ª Feira de Graduação 2024 – Conectando Futuros. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), acontecerá das 14h às 17h, no anfiteatro do Módulo 2.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
A Feira, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, contará com uma programação diversificada, com o objetivo de divulgar os cursos de graduação da instituição e proporcionar uma aproximação entre os estudantes da educação básica e a comunidade em geral com a universidade.
Em entrevista ao Portal Acorda Cidade, a coordenadora pedagógica da Prograd e presidente da comissão organizadora do evento, Carla Borges de Andrade, falou sobre o surgimento e a importância da feira para o desenvolvimento futuro da Uefs.
“Estamos na 8ª edição, é um evento que surgiu de uma iniciativa da Prograd e que tem por objetivo abrir as portas da Uefs para a sociedade feirense e circunvizinha. Queremos apresentar tudo o que fazemos na graduação, pós-graduação, mas nosso foco principal é a graduação, por isso nosso principal público-alvo são os estudantes do terceiro ano do ensino médio, porque temos por objetivo, além de apresentar a universidade – porque muitas coisas acontecem aqui e a sociedade não sabe, pois às vezes são eventos internos ou pesquisas que não alcançam Feira de Santana – também captar alunos. Queremos seduzir, conquistar os estudantes de ensino médio para que eles escolham a Uefs quando fizerem o Enem e, sendo aprovados, se inscrevam no Sisu”, explicou.
Com mais de 12 mil participantes inscritos de 132 escolas, o evento já é um grande sucesso para quem está pensando em ingressar no mundo acadêmico. Das escolas inscritas, 90 pertencem ao Núcleo Territorial de Educação (NTE-19).
“Tem mais 40 escolas de NTEs externos, fora do NTE 19, ou seja, de cidades mais distantes. Temos do Recôncavo, do Sisal e de outras cidades do nosso território. Temos 40 escolas de outros municípios, como Coração de Maria, Antônio Cardoso, Serrinha, Capim Grosso, Itaquara, Lençóis, Pintadas, Santa Luz, Nova Fátima, Ouriçangas, enfim, 40 outras localidades”, destacou a coordenadora.
A feira tem como foco principal o conhecimento, a formação e a interação entre os alunos, indo além da sala de aula. O objetivo é aproximar a universidade da comunidade.
“Essas experiências de troca e diálogo com a comunidade são extremamente importantes. É uma oportunidade que os alunos têm de assumir o protagonismo da sua formação acadêmica. Nesse momento em que eles interagem com o público, eles também têm sua formação potencializada e qualificada”, reforçou Carla.
Além disso, a feira busca mostrar à comunidade que a universidade tem se tornado um espaço acessível, inclusivo e acolhedor. Desde a interiorização do ensino superior por todo o país, novas perspectivas têm sido reescritas no mundo acadêmico.
“A universidade não é um lugar distante, isolado, que eles só podem sonhar, quem sabe um dia entrar. Não. A universidade tem atividades para todos os públicos o ano inteiro. Desde criança até o idoso, temos atividades acontecendo aqui e a comunidade é muito bem-vinda a participar. E também se sentir pertencente, principalmente os estudantes da escola pública entenderem que a universidade pública é gratuita e socialmente referenciada e está aqui para recebê-los”.
As expectativas para a 8ª edição do evento são as melhores. Serão mais de 100 atividades acontecendo simultaneamente nos dois dias, uma verdadeira “Expor Universidade”, como colocou a coordenadora.
Além de palestras, exposições e outras atividades acadêmicas, a Feira de Graduação contará com uma programação cultural e de serviços para a comunidade. “Teremos campanhas de vacinação, feirinha de adoção de animais, parcerias com agricultores familiares, que estarão expondo e comercializando produtos regionais. Será um momento belíssimo e já estamos vivendo essa ansiedade, aguardando”, destacou Carla.
Com uma equipe de 2 mil monitores, professores de todos os departamentos envolvidos e uma comissão organizadora com 35 membros, o evento já é referência para outras universidades.
“Recentemente estive em Fortaleza, em um evento no Nordeste, e ao divulgar a Feira de Graduação, todos ficaram encantados e desejosos de vir participar e ver como fazemos o processo, a estrutura, a organização. Teremos um espaço instagramável no Módulo 2, nos dias da feira. Vai ser realmente muito bonito, é muita coisa”, acrescentou.
A abertura oficial do evento, no dia 8 de outubro, vai discutir a Inteligência Artificial e a Humanização. Nos dias 16 e 17 de outubro, a Feira de Graduação estará aberta a todos, das 8h às 17h, em todos os módulos da universidade, proporcionando um espaço de aprendizado, integração e oportunidades. Algumas atividades dos cursos serão substituídas pela programação do evento.
Para mais informações, acesse o site em https://feiradegraduacao.uefs.br/
Confira a programação completa aqui.
Com informações e produção da jornalista Jaqueline Ferreira do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram