A 11ª Feira de Artes da Primavera, promovida pela Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba), já é um ponto de encontro vibrante para amantes da cultura e da arte. O evento ocorre na Praça 2 de Julho (Campo Grande) até domingo (22), das 9h às 22h, com entrada gratuita.
“É muito importante estar num evento como esse. O objetivo da Adaba é a valorização dos artesãos da Bahia. Enfrentamos muitas dificuldades e aqui conseguimos atender esses artistas por meio das feiras”, afirma Rosane Carvalho, responsável pelo evento.
Os visitantes poderão apreciar uma grande variedade de produtos, desde cerâmicas de Maragojipinho até cestarias e rendas de bilro de Ilha de Maré, além de peças feitas com pedras, couro, madeira e materiais reciclados. A feira também se destaca por sua programação diversificada, que inclui apresentações artísticas e culturais diárias, além de uma rica praça de alimentação com quitutes veganos e tradicionais.
Este ano, a feira conta com mais de 400 expositores, representando mais de 30 municípios baianos. “Esse é o papel da Adaba, promover eventos que permitam que os artesãos do interior apresentem suas produções em um espaço de visibilidade”, explica o coordenador da Associação, João Durães.
Para muitos expositores, essa é uma oportunidade única de mostrar o trabalho produzido. “A feira é um espaço fundamental para que possamos compartilhar nossas criações e também atrair novos voluntários para nosso trabalho”, disse Anésio Santos, que participa com um projeto de recicláveis. “Participar de feiras é vital para alcançar novos públicos. Afinal de contas, o que não é visto, não é desejado”, completou a artesã Sandra Regina, que produz peças de crochê.
Já Adi Rodrigues, que comercializa cachaças artesanais de Jacobina, disse que a recepção do público tem sido bastante positiva. “O público está comprando bastante e praticamente já está acabando os produtos. Não vai dar nem para ficar até o final da feira”, afirmou.
Atrações musicais – Além da exposição e comercialização de produtos, a 11ª Feira de Artes da Primavera também é animada por uma vasta programação musical. Na sexta-feira (20), foi realizado o Baile da Cidade com as orquestras de Câmara de Salvador, Paulo Primo, Zeca Freitas, Sérgio Benutti e Fred Dantas.
Neste sábado (21), é a vez da cantora Márcia Short, que traz o show Portal Black para o público, às 18h. Em seguida, será a vez do Baile do Bem, com os cantores Fernanda Abreu, Cátia Guimma, Will Carvalho, Paula Lima e Sérgio Loroza, às 20h. No domingo (22), quem sobe ao palco são as bandas Us Beatles e Pholhas, que comandarão o Baile da Melhor Idade, às 18h.